Os disjuntores são elementos fundamentais para a proteção de um sistema elétrico, seja ele residencial, predial ou industrial.
Basicamente, podemos afirmar que existem 2 principais tipos de disjuntores para proteção de sistemas elétricos de baixa potência, são eles:
- NEMA
- DIN
Disjuntores NEMA
Os disjuntores NEMA (padrão americano) foram massivamente utilizados no Brasil até meados da década de 90, sendo praticamente os únicos disjuntores disponíveis no mercado.
Uma característica peculiar do disjuntor Nema é sua menor sensibilidade às variações de corrente (sobrecorrente / sobrecarga), em comparação ao modelo DIN, fazendo com que o disjuntor desarme menos e tolere um maior aquecimento dos cabos, desarmando basicamente em situações de curto circuito.
Isso passa a ser interpretado por alguns eletricistas como uma vantagem, pois o componente não desarma tanto, porém no longo prazo isso pode danificar a instalação como um todo.
Disjuntores DIN (IEC)
Os disjuntores DIN (padrão europeu) são atualmente os mais comuns nas prateleiras das lojas de materiais elétricos, devido ao seu menor custo, maior gama de fornecedores e de serem amplamente utilizados em todos os tipos de instalações prediais e residenciais.
Esse disjuntor tem por característica maior sensibilidade na proteção dos circuitos, oferecendo maior confiabilidade ao sistema, ele é constituído por duas proteções distintas:
- Curto circuito (bobina)
- Sobrecarga (elemento bimetálico)
Outra vantagem dos disjuntores DIN é a possibilidade de utilizar diversos acessórios 100% compatíveis com o modelo, por exemplo:
- Barramentos pente;
- Conectores genéricos;
- Terminais tubulares;
- Proteção para barramento;
- Barrinhas de terra e neutro
- Travas para cadeado NR10/NR12
Esse ponto é muito interessante, pois com acessórios padronizados é possível ganhar agilidade, economia e maior visibilidade e confiabilidade em suas instalações.